18 September 2010

Trabalho

Ainda não vos contei como são as coisas no trabalho, o que faço, onde estou, os habitos e etc... portanto aqui vai:

Eu "trabalho" para a SCA Ortviken, (Ortviken é uma terra que pertence a Sundsvall, fica a cerca de 30min de bicla, onde se localiza a maior fabrica do grupo de papel para jornais e revistas)

Aqui na fabrica, tenho um gabinete só para mim. Não tenho fotografias do gabinete, porque como as paredes para o corredor são de vidro! Ainda não tive lata para andar la a tirar fotos, mas qualquer dia tiro! Posso dizer, que tenho uma mesa bem grande, estantes, duas janelas e uma cadeira super confortável :D

Como nesta fase inicial, tenho que pesquisar muitos artigos, e utilizar o microscópio, passo grande parte da semana no SCA R&D centre, que fica no centro de Sundsvall mesmo junto à Universidade. No centro também tenho um gabinete, um bocadinho mais pequeno que o da fabrica, mas bastante confortável e com uma janela bem grande). Aqui no centro tenho acesso a varios journals da especialidade, assim como a todas as referencias e bases de dados da Universidade. Os artigos que não houver é só pedir, que eles compram, o que dá bastante jeito principalmente com artigos publicados em 2010.

A ponte de vidro que se vê na foto, dá acesso a uma parte que ainda é da SCA e a Universidade.

Em ambos os locais (fabrica e centro) tenho uma sala para ir buscar todo o material de escritório que precise, tenho fotocopiadoras, impressoras à disposição. Existem também cozinhas, onde podemos aquecer a comida e almoçar.

Nestas cozinhas/salas de estar há maquinas de café/chocolate/chá..etc...há fruta, pão, queijo, manteiga...tudo de borla! e as sextas há bolinhos! Isto tudo deve-se principalmente há chamada FIKA culture.

A Fika culture, consiste em religiosos coffebreaks, são as 9.30 e as 14.30 e duram normalmente 30min! E não se bebe só café...come-se sempre alguma coisa, o mais comum é pão com queijo, manteiga ou aqueles patés de peixe! Há quem coma fruta também...mas normalmente essa vai na sobremesa depois do almoço.

Assim até nem custa trabalhar...começo as 8h....e quando estou a ficar cansada ou aborrecida, já são 9h30, e la vou eu beber o meu chá e comer um pãozinho com queijo, depois por volta das 10h volto a trabalhar e as 11h30 vou almoçar, (levo a minha marmita), depois como uma fruta qualquer e bebo um chá. Volto ao trabalho e entretanto já são 2h30...novamente hora de Fika, por volta das 3h volto ao trabalho...e as 4h estou a sair! O meu cartão no centro, só me permite estar la das 8h às 4h15...se sair mais parte, fico presa entre as duas portas que temos na entrada!
No entanto na fabrica tenho acesso 24h e acabo sempre por ficar até as 5h.

Mas a boa vida de ir para casa as 4h vai acabar, isto é só horário de verão, em Outubro já fico até as 5h.


Em relação ao trabalho em si, consiste em arranjar um método para identificar/quantificar umas células presentes na polpa, que são responsáveis por alguns problemas na impressão.

Desculpem os erros e as gralhas...ja sabem que eu nunca revejo! Não tenho pachorra!

3 comments:

Nuno Salvaterra said...

Gosto muito desses horários de trabalho! Que inveja!

Cláudia A. said...

Principalmente da parte das 8h!!

Unknown said...

Estou portanto no curso certo :D lololol!!