21 October 2007

GeoCaching

Hoje descobri o GeoCaching no programa Bioesfera da RTPn!

O que é?!

O “geocaching” é um interessante jogo de “caça ao tesouro” que aqui será utilizado na sua vertente aplicada de "EarthCaching". Na sua versão original, consiste na colocação de um “tesouro” escondido e na anotação das coordenadas do local que são colocadas num site da “net”. As pessoas que visitam a página vão à procura do “tesouro”. Quando o encontram, substituem o conteúdo que se encontra na “cache” por outro e anotam a sua passagem num livro de registo. Para encontrarem o local os jogadores precisam de um receptor de GPS.

Os Earthcaches são geocaches virtuais isto é, não envolvem a colocação dos habituais recipientes físicos escondidos em locais, mas antes, os alunos que visitam cada Earthcache consultam as notas técnicas escritas acerca de cada local e aprendem sobre as Ciências da Terra através delas quando visitam cada local. Ao contrário dos esconderijos do “GeoCache” tradicional, os visitantes não deixam nem removem artigos do esconderijo, mas têm que registar a sua presença no local, através do registo num “log-book”, ou de preferência, tirando uma fotografia pessoal do ponto a visitar. Todos os participantes serão incentivados a registrar suas visitas no Website, e, ainda, a escrever um pequeno relatório relativo à visita.

Porque se trata de esconderijos virtuais, o projecto é uma maneira perfeita para utilizar na actividade, quer zonas rurais, quer urbanas, que podem converter-se em locais de “esconderijo”. Portanto, em combinação com os procedimentos de “rallye-paper” permite fazer um percurso científico que pode ser de índole geológica, botânica, de arquitectura e tantas outras...

Há um Cache na FEUP...veja aqui!

No comments: